Alunos visitam a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
No período de 22 a 31 de agosto de 2014 ocorre um dos maiores eventos literários e do mercado editorial da América Latina, a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, o evento conta com centenas de expositores, eventos culturais e educativos e uma expectativa de milhares de visitantes de todas as idades. Já há alguns anos temos detectado que grande parte dos alunos que passam pelos cursos da Fundação Educacional Ipanema não gostam de ler e têm pouco acesso a acervos de livros como bibliotecas, livrarias ou centros culturais.
Na maior parte das vezes, as instituições religiosas têm feito um papel importante na mediação dos jovens com a leitura, porém ainda ficam circunscritos aos textos bíblicos. Em vista disso, todos os anos propomos atividades que possam contribuir com um contato mais prazeroso com a leitura, não apenas com textos técnicos ou com clássicos literários, nem mesmo tendo como objetivo alguma preparação específica para avaliações como o ENEM ou os Vestibulares. Entendemos esses como relevantes, porém, temos visto a importância da leitura tornar-se cada vez mais parte da vida dos jovens, de modo a promover um processo de construção de interpretações, ideias e valores da sociedade em que vivem, conforme descreve.
ROCCO[1]:
Leitor e leitura se constituem, pois, como elementos vitais desse jogo de interlocução contínua, a alargar indefinidamente as possibilidades de atribuição de sentidos. E, desse modo, leitor e leitura atuam na construção de um processo social de mão dupla, desenvolvendo um tipo de ação que se dá em um espaço muito amplo, pois os inumeráveis sentidos atribuídos a um texto e dele também absorvidos entram em consonância com a história de vida de cada um e, ainda, em consonância com o imaginário pessoal e coletivo dos indivíduos.
Portanto, uma sociedade que domine a leitura e a escrita tem consequentemente o dever de estender e garantir politicamente o domínio de tais atividades a todos os seus cidadãos (p.40). Fazendo parte desse pensamento, de ampliação de horizontes aos jovens com os quais trabalhamos no momento, que os convidamos a visitar a Bienal do Livro deste ano. Deixamo-los livres durante as 4 horas de permanência no Pavilhão de Exposições para que pudessem visitar os stands que mais os chamassem a atenção, poder se deter em folhear um livro considerado interessante, serem transpostos para ambientes diversos através dos vários tipos de linguagens, entrar em contato com as novas tecnologias que transportam o livro para aparelhos como tablets e telefones celulares. Surpresa a nossa quando percebemos o resultado da visita! Os quase noventa adolescentes e jovens dos cursos Preparando para o Futuro e Curso de Aprendizagem Industrial, adquiriram livros, participaram de atividades culturais, visitaram diversos stands, enfim, aproveitaram cada um a seu modo, esse espaço-tempo de contato com diferentes mundos.
[1] ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Série Ideias 13, 1994, p37-42. A professora Maria Thereza Fraga Rocco é Livre-docente associada à Faculdade de Educação da USP.